Arquivo do blog

ORAR DIRETAMENTE A DEUS

Podemos orar diretamente a Deus ou precisamos de um mediador? Seria arrogância achar que podemos orar diretamentea Deus e ainda querer ser atendido?

 

O Catecismo da Igreja Católica responde a isso nos parágrafos 434, 1695, 2601, 2604, 2608, 2610, 2614, 2633, 2664, 2680, 2779, 2781, 2789, 2795 etc.

 

Vejamos alguns deles abaixo:

 

"A oração é principalmente dirigida ao Pai. (...)" (CIC, 2680)

 

"Rezando ao 'nosso' Pai, é ao Pai de nosso Senhor Jesus Cristo que nós nos dirigimos pessoalmente. (...)" (CIC, 2789)

 

"Não há outro caminho para a oração cristã senão Cristo. Seja comunitária ou pessoal, seja vocal ou interior, a nossa oração só tem acesso ao Pai se rezarmos 'em nome' de Jesus. A santa humanidade de Jesus é, pois, o caminho pelo qual o Espírito Santo nos ensina a orar a Deus nosso Pai." ( CIC, 2664)

 

"Quando Jesus confia abertamente aos discípulos o mistério da oração ao Pai, desvenda-lhes o que deve ser a oração deles e a nossa quando Ele tiver voltado para junto do Pai, na sua humanidade glorificada. O que há de novo agora é o 'pedir em seu nome' (76). A fé n'Ele introduz os discípulos no conhecimento do Pai, porque Jesus é 'o caminho, a verdade e a vida' (Jo 14, 6). A fé dá os seus frutos no amor: guardar a sua Palavra, os seus mandamentos, permanecer com Ele no Pai que n'Ele nos ama ao ponto de permanecer em nós. Nesta aliança nova, a certeza de sermos atendidos nas nossas petições baseia-se na oração de Jesus." (CIC, 2614)


* Portanto, embora se possa orar a Jesus ou ao Espírito Santo, até mesmo os católicos estão autorizados pelo Magistério da Igreja Católica a orar diretamente ao Pai, sem que isso signifique algo prepotente ou orgulhoso da parte deles. Nós evangélicos, que seguimos a Bíblia, oramos diretamente ao Pai e isso não significa falta de humildade.


Nenhum comentário:

Postar um comentário