Arquivo do blog

LUTERO

 

1) Testemunha do Evangelho:

“28. Na luz da renovação da teologia católica, evidente no Concílio Vaticano II, os católicos hoje podem apreciar as preocupações da Reforma de Lutero e considerá-las com maior abertura do que parecia possível antes. 

29. Aproximações implícitas com as preocupações de Lutero levaram a uma nova avaliação de sua catolicidade que teve lugar no contexto do reconhecimento de que sua intenção era reformar, não dividir a Igreja. Isso é evidente nos posicionamentos do Cardeal Johannes Willebrands e do Papa João Paulo II. A redescoberta dessas duas características centrais [de que não queria dividir e que queria reformar] de sua pessoa e teologia levaram a uma nova compreensão ecumênica de Lutero como “testemunha do Evangelho”.” 

(Do Conflito à Comunhão – Relatório da Comissão Luterana – Católico-Romana para a Unidade, 1ª edição – 2015, edição conjunta da CNBB e da editora Sinodal) 

https://www.lutheranworld.org/sites/default/files/dtpw-from_conflict_to_communion_pt.pdf


* Apesar de seus defeitos, Lutero foi um homem usado por Deus para a reforma da Igreja de Cristo, a fim de que os erros do passado não fossem mais cometidos e a Igreja do Senhor se aproximasse cada vez mais da Igreja primitiva. Foi, com razão, testemunha do Evangelho.

Nenhum comentário:

Postar um comentário