Arquivo do blog

BÍBLIA ANTERIOR À IGREJA

 

1) Conceito e sinônimos: 

A Bíblia é uma palavra de origem grega que quer dizer livros. É o conjunto de livros sagrados, tanto do judaísmo, quanto do cristianismo. Existem vários sinônimos: Livro da Lei do Senhor, TaNak (para os judeus), Escrituras, Palavra de Deus, Sagradas Letras.


2) Bíblia na Bíblia: 

A palavra "Bíblia" referindo-se aos livros sagrados, encontra-se apenas nas Bíblias católicas e ortodoxas, em 1Mc12.9: "Por nosso lado, embora não tenhamos necessidade dessas vantagens, tendo para nossa consolação os livros santos [ou, a Bíblia santa, se o tradutor não tivesse traduzido a palavra grega Bíblia] que estão em nossas mãos" . Mas, nem é necessário procurar a palavra "Bíblia" na Bíblia. Basta a palavra "Escrituras", que aparece mais de 20 vezes na Bíblia.


3) Os apóstolos usaram a Bíblia? 

Sim. Tanto Jesus quanto todos os escritores do Novo Testamento, exceto apenas Judas, usaram a Bíblia judaica: Jesus (Mt 21.42); Mateus (Mt 2.15-18); Marcos (Mc 15.28); Lucas (Lc 24.27); João (Jo 19.24); Paulo (Rm 4.3); o autor de Hebreus (Hb 11.5); Tiago (Tg 2.23); Pedro (1Pe 2.6).
Alguns usaram a Bíblia judaica na versão grega dos setenta, a chamada Septuaginta, como facilmente se percebe pela diferença entre o texto da citação e o texto do original em hebraico.
Pedro e Paulo chegaram, inclusive, a usar livros do Novo Testamento como sendo parte das Escrituras, foi o caso de Paulo, que cita o evangelho de Lucas em 1Tm 5,18, e Pedro, que menciona as cartas de Paulo e as colocou em pé de igualdade com as Escrituras do AT (cf. 2Pe 3.16).
"(...) No cristianismo primitivo pode-se observar uma evolução parecida à do judaísmo, mas com uma diferença inicial: os primeiros cristãos tiveram as Escrituras desde o início, pois, como judeus, reconheciam como Escrituras a Bíblia de Israel. Eram, inclusive, as únicas Escrituras que eles reconheciam. (…)" 

(Pontifícia Comissão Bíblia – O povo judeu e suas sagradas Escrituras na Bíblia cristã. Texto de 2001 – tradução pelo Google tradutor do original em espanhol) 

https://www.vatican.va/roman_curia/congregations/cfaith/pcb_documents/rc_con_cfaith_doc_20020212_popolo-ebraico_sp.html


"(...) Para os autores e fundadores do Novo Testamento, o Antigo Testamento é simplesmente "Escritura"; Só depois de algum tempo a Igreja pôde formar pouco a pouco um cânon do Novo Testamento, que também constituía a Sagrada Escritura, mas sempre de maneira que como tal pressupunha e tinha como chave de interpretação a Bíblia de Israel, a Bíblia dos Apóstolos e seus discípulos, que só então recebeu o nome de Antigo Testamento. (…)" 

(Cardeal Joseph Ratzinger, à época prefeito para a Congregação da Doutrina da Fé, na apresentação ao documento O povo judeu e suas sagradas Escrituras na Bíblia cristã, da Pontifícia Comissão Bíblica. Texto de 2001 – tradução pelo Google tradutor do original em espanhol). A fonte é a mesma da citação acima.


4) A Igreja herdou o Antigo Testamento dos judeus e apenas acrescentou os livros do Novo Testamento? 

Sim, como podemos ler no texto abaixo: "(...) O discernimento de um «cânon» das Santas Escrituras foi a conclusão de um longo processo. As comunidades da Antiga Aliança (de grupos particulares, como os círculos proféticos ou o ambiente sacerdotal, até o conjunto do povo) reconheceram em um certo número de textos a Palavra de Deus que lhes suscitava a fé e os guiava na vida; elas receberam esses textos como um patrimônio a ser guardado e transmitido. Assim, esses textos cessaram de ser simplesmente a expressão da inspiração de autores particulares; eles se tornaram propriedade comum do povo de Deus. O Novo Testamento atesta sua veneração por esses textos sagrados, que ele recebe como uma preciosa herança transmitida pelo povo judeu. Ele os olha como as «Escrituras Santas» (Rm 1,2), inspiradas » pelo Espírito de Deus (2 Tim 3,16; cf 2 Pd 1,20- 21), que «não podem ser abolidas» (Jo 10,35). A esses textos que formam o «Antigo Testamento» (cf 2 Co 3,14), a Igreja uniu estreitamente os escritos onde ela reconheceu, de um lado o testemunho autêntico proveniente dos apóstolos (cf Lc 1,2; 1 Jo 1,1-3) e garantido pelo Espírito Santo (cf 1 Pd 1,12), sobre «todas as coisas que Jesus fez e ensinou» (At 1,1), e de outro lado instruções dadas pelos apóstolos mesmos e outros discípulos para constituir a comunidade de fiéis. Esta dupla série de escritos recebeu depois o nome de Novo Testamento. (…)" 

(Pontifícia Comissão Bíblica - Interpretação da Bíblia na Igreja)

https://www.vatican.va/roman_curia/congregations/cfaith/pcb_documents/rc_con_cfaith_doc_19930415_interpretazione_po.html


5) A importância da Bíblia dos judeus para os primeiros cristãos (antes mesmo dos livros do Novo Testamento serem escritos):
 

"(...) 2. Conformidade com as Escrituras 

7. Outros textos afirmam que no mistério de Cristo tudo está de acordo com as Escrituras do povo judeu. A pregação cristã primitiva resumia-se na fórmula querigmática recolhida por Paulo: «Antes de tudo, transmiti-vos o que eu mesmo recebi: que Cristo morreu pelos nossos pecados, segundo as Escrituras ; que foi sepultado e ressuscitou em no terceiro dia, de acordo com as escriturase ele apareceu " (1 Cor 15,3-5). Paulo acrescenta: "então, tanto eles como eu, isso é o que pregamos; nisto crestes» (1 Cor 15,11). A fé cristã não se baseia apenas nos acontecimentos, mas na conformidade desses acontecimentos com a revelação contida nas Escrituras do povo judeu. A caminho da sua Paixão , Jesus disse: "O Filho do homem vai de acordo com o que está escrito sobre ele" (Mt 26,24; Mc 14,21). Depois de sua ressurreição, ele se dedicou a "interpretar, de acordo com todas as Escrituras, o que lhe dizia respeito ." No seu discurso aos judeus da Antioquia da Pisídia, Paulo recorda estes acontecimentos dizendo que "os habitantes de Jerusalém e os seus príncipes não o reconheceram e, condenando-o, cumpriram as Escrituras dos Profetas, lidas todos os sábados" (Act 13,27). Por essas declarações, o Novo Testamento mostra-se inseparavelmente ligado às Escrituras do povo judeu. (…)" 

(Pontifícia Comissão Bíblia – O povo judeu e suas sagradas Escrituras na Bíblia cristã. Texto de 2001 – tradução pelo Google tradutor do original em espanhol) 

https://www.vatican.va/roman_curia/congregations/cfaith/pcb_documents/rc_con_cfaith_doc_20020212_popolo-ebraico_sp.html


6) A Bíblia, ou ao menos o Novo Testamento, é criação da Igreja Católica? 

Não, como se pode ler do texto abaixo: "(...) O próprio Cânon é um fato eclesial: que estes escritos sejam a Escritura resulta da iluminação da Igreja, que encontrou em si este Cânon da Escritura; encontrou, não criou. E sempre e só nesta comunhão da Igreja viva é que se pode realmente também compreender, ler a Escritura como Palavra de Deus, como Palavra que nos guia na vida e na morte. (…) 

(Encontro do papa Bento XVI com o clero de Roma em 2013)

https://www.vatican.va/content/benedict-xvi/pt/speeches/2013/february/documents/hf_ben-xvi_spe_20130214_clero-roma.html


7) Exemplos semelhantes e conclusão: 

O Código Penal brasileiro é anterior ou posterior à Constituição Federal de 1988?
R.: Anterior. O Código Penal brasileiro é de 1940. Contudo, nosso Código Penal, na forma como conhecemos hoje é bem diferente do Código Penal original. Mudou-se boa parte da Parte Geral e vários crimes foram acrescentados.
Porém, isso não muda o fato de o Código Penal ser anterior a 1988.
A própria Constituição Federal brasileira é outro exemplo. Embora a Constituição que temos hoje seja bem diferente da original, pois o Congresso acrescentou vários artigos ao texto original, ninguém questiona o fato de a nossa Constituição ser de 1988.
Assim também acontece com a Bíblia. Embora a que temos hoje seja diferente da Bíblia da época dos apóstolos, pois a Igreja acrescentou a ela os livros do Novo Testamento, não se pode negar que a Bíblia já existia, embora apenas com os livros do Antigo Testamento, os quais, diga-se de passagem, somente foram chamados de Antigo Testamento após a inclusão dos livros do Novo Testamento.
Negar a existência da Bíblia antes da Igreja é ignorar que os judeus e a própria Igreja a utilizavam. A Igreja recebeu por herança dos judeus a Bíblia e a ela uniu os livros do Novo Testamento. Os acontecimentos só foram aceitos pelos primeiros cristãos como fidedigna obra de Deus por estarem de acordo com a Bíblia judaica. Nem mesmo os livros do Novo Testamento foi criação da Igreja, ela apenas os encontrou e os guardou.
Portanto, a Bíblia enquanto livro que reúne os livros inspirados por Deus é anterior à Igreja. Porém, enquanto livro que reúne os escritos inspirados do Antigo e do Novo Testamento, é posterior, pois o Novo Testamento foi escrito pela igreja.

Nenhum comentário:

Postar um comentário