Arquivo do blog

Aos Metodistas

 1) O papa Francisco reconhece a santidade em cristãos não católicos, como John Wesley, exemplo para muitos cristãos levarem uma vida santa e dedicada à leitura da Bíblia e à oração. O papa também reconhece que os metodistas são membros da família de Deus e que os católicos podem aprender com eles a terem um testemunho mais fiel do Evangelho:

 

 "(...) 'Santificareis o quinquagésimo ano', disse Deus a Moisés. No documento mais recente da Comissão abordastes precisamente o tema da santidade. John Wesley desejava ajudar o próximo a levar uma vida santa. O seu exemplo e as suas palavras animam muitos a dedicar-se às Sagradas Escrituras e à oração, aprendendo deste modo a conhecer Jesus Cristo. Quando vislumbramos sinais de vida santa nas outras pessoas, quando reconhecemos a ação do Espírito Santo nas demais confissões cristãs, não podemos deixar de nos alegrarmos.
É bonito ver como o Senhor semeia generosamente os seus dons, é bom ver irmãos e irmãs que em Jesus abraçam a nossa própria razão de vida. Não só: os outros 'membros da família de Deus' podem ajudar-nos a aproximar ainda mais do Senhor, estimulando-nos a oferecer um testemunho mais fiel do Evangelho. Por isso, demos graças ao Pai inclusive por aquilo que Ele nos concedeu muito antes dos últimos cinquenta anos, ao longo dos séculos passados e no mundo inteiro, nas respectivas comunidades. Deixemo-nos fortalecer reciprocamente pelo testemunho da fé. (...)"

(Discurso do papa Francisco à delegação do Conselho Metodista Mundial -  19/10/2017)

https://www.vatican.va/content/francesco/pt/speeches/2017/october/documents/papa-francesco_20171019_delegazione-metodisti.html


2) Católicos e metodistas pertencem ao Senhor, e são membros da família de Deus:

"(...) Graças a estes cinquenta anos de diálogo paciente e fraterno, verdadeiramente podemos dizer uns aos outros, com as palavras do Apóstolo Paulo: 'Já não sois estrangeiros' (Ef 2, 19): não no coração, mas nem sequer na pertença ao Senhor, em virtude do único Batismo, que nos constituiu numa fraternidade real. Sim, somos e sentimo-nos 'membros da família de Deus' (ibid.).
Somos irmãos que, depois de uma prolongada separação, se sentem felizes por se reencontrar e redescobrirem reciprocamente, por caminharem juntos, abrindo com generosidade o coração uns aos outros. Prosseguimos assim, conscientes de que este caminho é abençoado pelo Senhor: por Ele começou e para Ele se dirige.
(...)
Aprendemos a reconhecer-nos irmãos e irmãs em Cristo; chegou pois a hora de nos prepararmos, com esperança humilde e esforço concreto, para aquele reconhecimento pleno que, com a ajuda de Deus, terá lugar quando finalmente poderemos encontrar-nos juntos na fração do Pão. (...)"

(Discurso do papa Francisco à delegação do Conselho Metodista Mundial -  19/10/2017)

https://www.vatican.va/content/francesco/pt/speeches/2017/october/documents/papa-francesco_20171019_delegazione-metodisti.html

 

3) Vídeo do Papa Francisco aos metodistas: "existe uma fraternidade entre metodistas e católicos", disse o papa:

https://www.youtube.com/watch?v=1_8JEDD2MXI

 

4)  Católicos e metodistas têm muito a aprender uns com os outros, disse o papa Francisco:

"Católicos e metodistas têm muito a aprender uns dos outros, sobre o modo de entender a santidade e sobre a maneira de procurar vivê-la. Todos nós devemos fazer o possível a fim de que os membros das nossas respectivas paróquias se encontrem regularmente, se conheçam através de intercâmbios estimuladores e se animem de forma recíproca a procurar o Senhor e a sua graça. Quando lemos as Escrituras, sozinhos ou em grupo, mas sempre numa atmosfera de oração, abrimo-nos ao amor do Pai, que nos foi concedido no seu Filho e no Espírito Santo. Até onde subsistem divergências entre as nossas comunidades, elas podem e devem tornar-se um estímulo para a reflexão e o diálogo."

(Discurso do papa Francisco aos membros da delegação do Conselho Metodista Mundial -  07/04/2016)

https://www.vatican.va/content/francesco/pt/speeches/2016/april/documents/papa-francesco_20160407_consiglio-metodista-mondiale.html

 

5) O papa João Paulo II abençoou os metodistas e orou para que o Espírito Santo derramasse sobre eles os dons da sabedoria, do conselho e da fortaleza, necessários para que realizem a vontade de Deus:

"Oxalá a bênção de Deus caia abundantemente sobre o vosso trabalho. Não vos perturbeis com os clamores dos impacientes e dos céticos, mas fazei tudo o que esteja no vosso poder para assegurar que a vossa busca de reconciliação ecoe e se reflita onde quer que se encontram Metodistas e Católicos. O Espírito Santo, em cuja misteriosa ação na Igreja estivestes a refletir tão frutuosamente, derrame os seus dons sobre vós todos —  a sabedoria, o conselho e a fortaleza — de que precisais para cooperar com o próximo e com Ele na realização da vontade de Deus, a quem «seja dada glória pelos séculos dos séculos por meio de Jesus Cristo. Amém» (Rom. 16, 27)."

(Discurso do papa João Paulo II aos membros da comissão mista do Conselho Mundial Metodista e da Igreja Católica, em 05/12/1980)

https://www.vatican.va/content/john-paul-ii/pt/speeches/1980/december/documents/hf_jp-ii_spe_19801205_metodisti-cattolici.html

 

6) Vídeo do papa Francisco aos metodistas: "servindo juntos, nossa comunhão aumenta":

https://youtu.be/ycDPvuVeEgA?si=7I1UNT9COqM4Lm87


7) Resumindo:

1) A família de Deus é maior do que apenas os católicos romanos, inclui outros cristãos batizados, por exemplo, os metodistas. Católicos e metodistas são, pois, irmãos numa fraternidade real;
2) Fazer parte da família de Deus (obviamente como filhos adotivos – Rm 8.15; Ef 1.5), é fazer parte da Igreja de Cristo, à qual pertencemos em virtude do único batismo, e, mais que isso, é ser herdeiro (Rm 8.17; Gl 4.7), ou seja, temos a expectativa de sermos salvos e participar do repouso de Deus prometido aos que crerem (Ef 3.6; Tt 3.7);
3) John Wesley é um exemplo de santidade (ao menos de pessoa que busca a santidade) para nós, bem como para nos dedicarmos à leitura das Escrituras e da oração;
4) O católico pode ver sinais de vida santa em cristãos não católicos, como nos metodistas;
5) O Espírito Santo é reconhecido como atuante e derrama seus dons também na igreja metodista;
6) Os cristãos metodistas podem ajudar os católicos a se aproximarem mais do Senhor e a terem um testemunho mais fiel dos Evangelhos;
7) Os metodistas dão testemunho de fé, que fortalece os católicos, assim como os católicos também dão testemunho de fé que fortalecem os metodistas.

8) Encontros, portanto, de católicos e metodistas devem inclusive serem estimulados, pois servindo juntos nossa comunhão aumenta.

* O tradicional exclusivismo passou longe. De fato, após o Concílio Vaticano II, a Igreja Católica tem se mostrado muito ecumênica. Ela está agindo em conformidade com 1 Co 12.12-27, pois se somos membros do mesmo Corpo místico de Cristo, não deve haver discriminação entre os cristãos.

2 comentários:

  1. Qual o propósito do tal do Bergoglio com esse tipo de discurso?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Em primeiro lugar, obrigado por postar no meu blog. Volte sempre, poste mais vezes. Em segundo lugar, esse tal de Bergoglio é o papa Francisco, então, se vc é católico, espero que o respeite mais. Em terceiro lugar, a intenção dele foi ecumênica.

      Excluir