Arquivo do blog

DULIA = LATRIA

 

1) Tanto dulia quanto latria significam servir (ou prestar culto), como podemos ver nas seguintes passagens:


"Adorarás ao Senhor teu Deus e somente a ele servirás [latria no original]" (Mateus 4.10)

"Ninguém pode servir [dulia no original] a dois senhores" (Mateus 6.24)

"Havia também uma profetisa chamada Ana, de idade muito avançada, filha de Fanuel, da tribo de Aser. Após a virgindade, vivera sete anos com o marido; ficou viúva e chegou aos oitenta e quatro anos. Não deixava o Templo, servindo [latria] a Deus dia e noite com jejuns e orações." (Lucas 2.36-37)

"E o Senhor te dispersará por todos os povos, de um extremo da terra ao outro, e aí servirás [dulia] a outros deuses que nem tu nem teus pais conheceram, feitos de madeira e de pedra." (Deuteronômio 28.64)


2) Passagem que vemos claramente que dulia e latria são sinônimos: Êxodo 23.24-25 e 32-33:

"24 Não te inclinarás diante dos seus deuses, nem os servirás [latria], nem farás conforme às suas obras; antes os destruirás totalmente, e quebrarás de todo as suas estátuas. 25 E servireis [latria] ao Senhor vosso Deus, e ele abençoará o vosso pão e a vossa água; e eu tirarei do meio de vós as enfermidades. (...) 32 Não farás aliança alguma com eles, ou com os seus deuses. 33 Na tua terra não habitarão, para que não te façam pecar contra mim; se servires [dulia] aos seus deuses, certamente isso será um laço para ti."


Em todos esses versículos (24, 25 e 33) a palavra raiz no original em hebraico é uma só e mesma: abad. Latria e dulia aparecem na tradução feita para o grego (Septuaginta).


Em algumas traduções, em vez de "servir" consta "prestar culto". Também está correto. Dá no mesmo. O serviço, quando está no sentido religioso, é uma prestação de culto.


Em grego os verbos são ou latria, ou dulia, como podemos ver em qualquer site ou aplicativo que conste esses textos em grego, como no site abaixo, mostrando que são intercambiáveis, ou seja, que são sinônimos.

https://www.bibliacatolica.com.br/septuaginta-transliterada/exodo/23/


3) Também vemos isso em Deuteronômio 13.1-4, em Deuteronômio 28.36,64, e em Juízes 10.6:

"Quando um profeta ou sonhador de sonhos se levantar no meio de ti, e te der um sinal ou prodígio, e suceder o tal sinal ou prodígio, de que te houver falado, dizendo: Vamos após outros deuses, que não conheceste, e sirvamo-los [latria]; não ouvirás as palavras daquele profeta ou sonhador de sonhos; porquanto o SENHOR vosso Deus vos prova, para saber se amais o SENHOR vosso Deus com todo o vosso coração, e com toda a vossa alma. Após o SENHOR vosso Deus andareis, e a ele temereis, e os seus mandamentos guardareis, e a sua voz ouvireis, e a ele servireis [dulia], e a ele vos achegareis." (Deuteronômio 13.1-4)

"O Senhor te levará a ti e a teu rei, que tiveres posto sobre ti, a uma nação que não conheceste, nem tu nem teus pais; e ali servirás [latria] a outros deuses, ao pau e à pedra. (...) E o Senhor vos espalhará entre todos os povos, desde uma extremidade da terra até à outra; e ali servireis [dulia] a outros deuses que não conheceste, nem tu nem teus pais; ao pau e à pedra." Deuteronômio 28.36,64)


Tanto no versículo 36 quanto no versículo 64 a palavra raiz no original em hebraico é abad. Latria e dulia aparecem na tradução para o grego (Septuaginta).


Curiosamente, no grego moderno o versículo 64 traz latria em vez de dulia!

https://www.bibliaonline.com.br/greek/dt/28


"Recomeçaram os filhos de Israel a fazer o que era mau aos olhos de Iahweh. Serviram [latria] aos baals e às astartes, e também aos deuses de Aram e de Sidônia, aos deuses de Moab e aos dos amonitas e dos filisteus. Abandonaram a Iahweh e não mais o serviram [dulia]." (Jz 10.6 na Bíblia de Jerusalém)


4) Somente a Deus prestarás culto (seja de dulia ou de latria):

"Aí Jesus lhe disse: 'Vai-te, Satanás, porque está escrito: Ao Senhor teu Deus adorarás e somente a ele servirás [latria]." (Mateus 4.10)

 

"Então, Samuel falou a toda a casa de Israel, dizendo: 'Se é de todo o vosso coração que voltais ao Senhor, tirai do meio de vós os deuses estrangeiros e as astartes, fixai o vosso coração no Senhor, e a ninguém mais sirvais [dulia]* a não ser a ele; então ele vos livrarás da mão dos filisteus." (1 Samuel 7.3)

*A Septuaginta traz aqui dulia, deixando claro que também a dulia é apenas para Deus.

 

"Ninguém pode servir [dulia] a dois senhores; pois odiará a um e amará o outro, ou se dedicará a um e desprezará o outro. Vocês não podem servir [dulia] a Deus e ao Dinheiro." (Mateus 6.24)

* Veja que Jesus  diz que não se pode ter dulia a Deus e ao Dinheiro. E isso como exemplo, ou seja, também não se pode ter dulia a Deus e à Fama ou ao Poder etc, ou seja, em outras palavras Jesus estava dizendo que a dulia deve ser somente para ele.


5) somente serás escravo de Deus:

"Outrora, é verdade, não conhecendo Deus, servistes [dulia] a deuses, que na realidade não o são. Mas agora, conhecendo a Deus, ou melhor, sendo conhecidos por Deus, como é possível voltardes novamente a esses fracos e miseráveis elementos aos quais  vos quereis escravizar [dulia] outra vez?" (Gálatas 4.8-9)

"Alguém pagou alto preço pelo vosso resgate; não vos torneis escravos [dulia] de homens" (1 Coríntios 7.23)


6) A dulia ao Dinheiro é idolatria:

Paulo chama a avareza de idolatria em Colossenses 3.5. Jesus proíbe servir  (dulia) ao Dinheiro (Mt 6.24), donde deduzimos que a dulia ao Dinheiro é idolatria.


7) alguém que venera com dulia pode cometer o pecado de idolatria. Ou seja, a idolatria não só para latria.


2113A idolatria não diz respeito apenas aos falsos cultos do paganismo. Continua a ser uma tentação constante para a fé. Ela consiste em divinizar o que não é Deus. Há idolatria desde o momento em que o homem presta honra e veneração a uma criatura em lugar de Deus, quer se trate de deuses ou de demônios (por exemplo, o satanismo), do poder, do prazer, da raça, dos antepassados, do Estado, do dinheiro, etc., «Vós não podereis servir [dulia] a Deus e ao dinheiro», diz Jesus (Mt 6, 24). Muitos mártires foram mortos por não adorarem «a Besta», recusando-se mesmo a simularem-lhe o culto. A idolatria recusa o senhorio único de Deus; é, pois, incompatível com a comunhão divina."

(Catecismo da Igreja Católica, 2113)


* Sendo a latria sinônimo de dulia, devemos prestar culto, de dulia ou de latria, somente a Deus.

Nenhum comentário:

Postar um comentário