Arquivo do blog

MARIA É UMA DEUSA PARA OS CATÓLICOS?

 Por incrível que pareça, para a Igreja Católica, os santos são deuses, ou pelo menos Maria é uma deusa, embora por participação, não por natureza. Essa divinização do homem é encontrada em diversos documentos da Igreja Católica:


O Catecismo católico não esconde que Maria é uma deusa por participação, pois tudo o que acontece ou acontecerá com os santos, já aconteceu com Maria:

“O Verbo fez-Se carne, para nos tornar ‘participantes da natureza divina’ (2 Pe 1, 4): ‘Pois foi por essa razão que o Verbo Se fez homem, e o Filho de Deus Se fez Filho do Homem: foi para que o homem, entrando em comunhão com o Verbo e recebendo assim a adoção divina, se tornasse filho de Deus’. ‘Porque o Filho de Deus fez-Se homem, para nos fazer deuses’. ‘Unigenitus [...] Dei Filias, suae divinitatis volens nos esse participes, naturam nostram assumpsit, ut homines deos faceret factos homo – O Filho Unigênito de Deus, querendo que fôssemos participantes da sua divindade, assumiu a nossa natureza para que, feito homem, fizesse os homens deuses’”
(Catecismo da Igreja Católica, 460)
https://www.vatican.va/archive/cathechism_po/index_new/p1s2cap2_422-682_po.html


O papa Pio XII disse que Maria era a mais endeusada criatura, emparentada na ordem da união hipostática com a Trindade:

“E o Empíreo viu que Ela era realmente digna de receber a honra, a glória, o império, — porque mais cheia de graça, mais santa, mais formosa, mais endeusada, incomparavelmente mais, que os maiores Santos e os Anjos mais sublimes, ou separados ou juntos; — porque misteriosamente emparentada na ordem da União hipostática com toda a Trindade beatíssima, com Aquele que só é por essência a Majestade infinita, Rei dos reis e Senhor dos senhores, qual Filha primogénita do Padre e Mãe estremosa do Verbo e Esposa predilecta do Espírito Santo; — porque Mãe do Rei divino, d'Aquele a quem desde o seio materno deu o Senhor Deus o trono de David e a realeza eterna na casa de Jacob (3) e que de si mesmo proclamou, ter-lhe sido dado todo o poder nos céus e na terra : (4) Ele o Filho Deus, reflecte sobre a celeste Mãe a glória, a majestade, o império da sua realeza; — porque associada, como Mãe e Ministra, ao Rei dos mártires na obra inefável da humana Redenção, lhe é para sempre associada, com um poder quase imenso, na distribuição das graças que da Redenção derivam.”

https://www.vatican.va/content/pius-xii/pt/speeches/1946/documents/hf_p-xii_spe_19460513_fatima.html

 

O papa Leão XIII, além de chamar Maria de "divina mãe", ainda disse que a oração que se dirige a Maria tem algo de comum com o culto que se presta a Deus:

“10. Pelo fato, pois, de estar esta milícia orante ‘alistada sob a bandeira da divina mãe’, ela adquire uma nova força e se ilustra de nova alegria, como sobretudo demonstra, na recitação do Rosário, a freqüente repetição da saudação angélica depois da oração dominical. Esta prática, longe de ser incompatível com a dignidade de Deus ― como se insinuasse que nós devemos confiar mais em Maria Santíssima do que no próprio Deus ― tem, ao contrário, uma particularíssima eficácia para O comover e no-lo tornar propício. De feito, a fé católica nos ensina que nós devemos orar não só a Deus, mas também aos Santos (Concilum Tridentinum Sessio 25), embora de maneira diferente: a Deus, como fonte de todos os bens; aos Santos, como intercessores.”

‘De dois modos pode-se dirigir a alguém um pedido’, diz S. Tomás: ‘com a convicção de que ele possa atendê-lo ou com a persuasão de que ele possa impetrar aquilo que se pede. Do primeiro modo só oramos a Deus, porque todas as nossas preces devem ser dirigidas à consecução da graça e da glória, que só Deus pode dar, como é dito no Salmo 83, 12: ‘A graça e a glória dá-a o Senhor’. Da segunda maneira apresentamos o mesmo pedido aos santos Anjos e aos homens; não para que, por meio deles, Deus venha a conhecer os nossos pedidos, mas para que, pela intercessão deles e pelos seus méritos, as nossas preces sejam atendidas.

E por isto, no capítulo VIII, 4 do Apocalipse se diz que o fumo dos aromas, pelas orações dos Santos, subiu da mão do Anjo à presença de Deus" (S. Thomas de Aquino, II-II q. 83, a. 4). Ora, entre todos os Santos que habitam as mansões bem-aventuradas, quem poderá competir com a augusta Mãe de Deus em impetrar a graça? Quem poderá com maior clareza ver no Verbo eterno de Deus as nossas angústias e as nossas necessidades? A quem foi concedido maior poder em comover a Deus? Quem como ela tem entranhas de maternal piedade? É este precisamente o motivo pelo qual nós não oramos aos santos do céu do mesmo modo como oramos a Deus; ‘porquanto à SS. Trindade pedimos que tenha piedade de nós, ao passo que a todos os outros Santos pedimos que roguem por nós’ (S. Th., II-II q. 83, a. 4).

Em vez disto, a oração que dirigimos a Maria tem algo de comum com o culto que se presta a Deus; tanto que a Igreja a invoca com esta expressão, que se costuma endereçar a Deus: ‘Tem piedade dos pecadores’. Portanto, os confrades do santo Rosário fazem muito bem em entrelaçar tantas saudações e tantas preces a Maria, como outras tantas coroas de rosas. De feito, diante de Deus Maria é 'tão grande e vale tanto que, a quem quer graças e a ela não recorre, o seu desejo quer voar sem asas'."

https://www.vatican.va/content/leo-xiii/pt/encyclicals/documents/hf_l-xiii_enc_12091897_augustissimae-virginis-mariae.html

* A oração dirigida a Maria tem algo de comum com o culto que se presta a Deus. E quem diz isso é um papa! Qual o culto que se presta a Deus? O culto de latria. Quando se afirma que a oração a Maria tem algo de comum com a latria é porque claramente Maria é tratada como deusa e idolatrada. De fato, se a latria é exclusiva para Deus, nada de comum pode existir entre a oração a um santo e a latria. E vejam que o papa ainda prova a veracidade de sua afirmação ao exemplificar que se invoca Maria com uma expressão que se costuma endereçar a Deus: "Tem piedade dos pecadores". A piedade dos pecadores é algo exclusivo a Deus, pois somente Ele pode perdoar pecados. E Santo Tomás de Aquino, citado pelo próprio papa linhas antes, havia dito que é à SS. Trindade que se pede que tenha piedade de nós.


Segundo o Catecismo católico, Jesus só é nosso redentor por causa da existência nele da divindade:

“É o ‘amor até ao fim’ que confere ao sacrifício de Cristo o valor de redenção e reparação, de expiação e satisfação. Ele conheceu-nos e amou-nos a todos no oferecimento da sua vida. ‘O amor de Cristo nos pressiona, ao pensarmos que um só morreu por todos e que todos, portanto, morreram’ (2 Cor 5, 14). Nenhum homem, ainda que fosse o mais santo, estava em condições de tornar sobre si os pecados de todos os homens e de se oferecer em sacrifício por todos. A existência, em Cristo, da pessoa divina do Filho, que ultrapassa e ao mesmo tempo abrange todas as pessoas humanas e o constitui cabeça de toda a humanidade, é que torna possível o seu sacrifício redentor por todos.” 

(Catecismo da Igreja Católica, 616)
https://www.vatican.va/archive/cathechism_po/index_new/p1s2cap2_422-682_po.html


Papa Francisco muito sabiamente disse:

“Cristo é o Mediador, a ponte que atravessamos para nos dirigirmos ao Pai (cf. Catecismo da Igreja Católica, 2674). É o único redentor: não existem corredentores com Cristo. É o Mediador por excelência, é o Mediador. Cada oração que elevamos a Deus é por Cristo, com Cristo e em Cristo, e realiza-se graças à sua intercessão. O Espírito Santo alarga a mediação de Cristo a todos os tempos e lugares: não há outro nome no qual podemos ser salvos (cf. At 4, 12). Jesus Cristo: o único Mediador entre Deus e os homens.”
(…)
“Jesus estendeu a maternidade de Maria a toda a Igreja quando lhe confiou o discípulo amado, pouco antes de morrer na cruz. A partir daquele momento, fomos todos colocados debaixo do seu manto, como vemos em certos afrescos ou quadros medievais. Também na primeira antífona latina, Sub tuum praesidium confugimus, sancta Dei Genitrix: Nossa Senhora que, como Mãe a quem Jesus nos confiou, envolve todos nós; mas, como mãe, não como deusa, não como corredentora: como Mãe. É verdade que a piedade cristã sempre lhe atribui títulos bonitos, como um filho à mãe: quantas palavras bonitas um filho dirige à sua mãe, a quem ama! Mas tenhamos cuidado: as belas palavras que a Igreja e os Santos dirigem a Maria em nada diminuem a singularidade redentora de Cristo. Ele é o único Redentor. São expressões de amor, como de um filho à mãe, às vezes exageradas. Contudo, como sabemos, o amor leva-nos sempre a fazer coisas exageradas, mas com amor.”

https://www.vatican.va/content/francesco/pt/audiences/2021/documents/papa-francesco_20210324_udienza-generale.html

* Aqui o papa Francisco deixa bem claro que chamar Maria de corredentora é tratá-la como deusa. 

* De fato, o próprio Deus disse: "Antes de mim nenhum deus se formou, nem haverá algum depois de mim." (Is 43.10), e "Eu sou o primeiro e o último, fora de mim não há Deus." (Is 44.6b)


Nenhum comentário:

Postar um comentário