Arquivo do blog

"FAZEI ISSO EM MEMÓRIA DE MIM"

 Jesus disse que a santa Ceia eldevia ser feita em memória dele ("fazei isso em memória de mim").  Fazer memória, em grego anamnese, é tornar presente de forma real?

"A anamnese. A celebração litúrgica refere-se sempre às intervenções salvíficas de Deus na história. «A economia da revelação realiza-se por meio de acções e palavras intimamente relacionadas entre si [...]; as palavras [...] declaram as obras e esclarecem o mistério nelas contido» (19). Na liturgia da Palavra, o Espírito Santo «lembra» à assembleia tudo quanto Cristo fez por nós. Segundo a natureza das acções litúrgicas e as tradições rituais das Igrejas, uma celebração «faz memória» das maravilhas de Deus numa anamnese mais ou menos desenvolvida. O Espírito Santo, que assim desperta a memória da Igreja, suscita então a acção de graças e o louvor (doxologia)." 

(Catecismo da Igreja Católica, 1103)


* Como podemos ler, a anamnese não é feita apenas no momento da Ceia do Senhor (Eucaristia), mas em todas as maravilhas que Deus fez por nós. Fazer memória (anamnese) não é, portanto, tornar presente, real, atual ou coisa do tipo, mas fazer lembrar do que foi feito no passado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário