Arquivo do blog

patrística imaculada conceição

 

Aqui vemos alguns dos pais da Igreja e até doutores da Igreja afirmando que o pecado original passou para todos, inclusive para Maria, pois todos pecamos.


Justino Mártir (100 - 165):

"Vós, todavia, dizeis que isso aconteceu ao vosso povo; porém, se sois expulsos, depois que fostes derrotados na guerra, com razão sofreis isso, como o testemunham todas as Escrituras. Nós, contudo, que nada de semelhante fizemos, uma vez que reconhecemos a verdade de Deus, dele recebemos o testemunho de que nos tira da terra junto com Cristo, o mais justo, o único sem mancha ou pecado. Isaías clama: “Eis como o justo pereceu e ninguém percebe em seu coração; homens justos são eliminados e ninguém considera isso" (Diálogo com Trifão, 110, Coleção Patrística, pág. 177)


Tertuliano (160 - 240):

“Por fim, em todos os casos de irritação, desprezo e repugnância, você pronuncia o nome de Satanás. Ele é quem chamamos o anjo do mal, o autor de todos os erros, o corruptor de todo o mundo, por meio do qual o homem foi enganado no início para que ele transgredisse o mandamento de Deus. Por conta de quem o homem transgressor foi entregue à morte; e a raça humana inteira, que foi infectado por sua semente, foi feito o transmissor da condenação.” (O Testemunho da Alma 3, 2)


Orígenes (185 - 253):

 “A Igreja recebeu dos Apóstolos o costume de administrar o batismo até mesmo para crianças. Pois aqueles a quem foram confiados os segredos dos mistérios divinos sabiam muito bem que todos carregam a mancha do pecado original, que deve ser lavada com água e o espírito.” (Comentários à epístola aos Romanos, 5, 9)


“Se as crianças são batizadas “para a remissão dos pecados” cabe uma pergunta: de que pecados se tratam? Quando eles poderiam pecar? Como podemos aceitar tal testemunho para o batismo de crianças, a menos que se admita que ‘ninguém está sem pecado, mesmo quando sua vida na terra não tenha durado mais que um dia’? As manchas do nascimento são removidas pelo mistério do batismo. Se batiza crianças porque ‘se alguém não nascer da água e do espírito, é impossível entrar no reino dos céus.’”  (Orígenes, Homilia sobre o Evangelho de Lucas 14, 1)



Santo Ambrósio (340 - 397):

[Doutor da Igreja]

"Há também um início místico, como diz aquela passagem: Eu sou o primeiro e o último, o início e o fim – e sobretudo aquele Evangelho em que, tendo sido interrogado sobre quem era, o Senhor respondeu: o princípio, e que vos falo. Pois, verdadeiramente, também segundo a divindade, Ele é o início e o fim de todas as coisas, porque ninguém é antes dele e ninguém é depois dele. Segundo o Evangelho, ele é o início dos caminhos do Senhor em sua obra, a fim de que por ele o gênero humano aprenda a seguir os caminhos do Senhor e a fazer as obras de Deus. Assim, pois, neste “princípio”, isto é, em Cristo, Deus fez o céu e a terra, porque por ele tudo foi feito e sem Ele nada do que foi feito foi feito: “nele”, porque nele tudo subsiste e ele é o primogênito de toda criatura, seja porque ele existe antes de toda criatura, seja porque é santo, pois os primogênitos são santos; assim também Israel é primogênito, não porque nasceu antes de todos, mas porque é mais santo que os demais. O Senhor, porém, é santo sobre toda criatura e santo conforme o corpo que tomou sobre si, porque só ele é sem pecado, só ele sem vaidade, ao passo que toda criatura foi submetida à vaidade" (O Examerão, 4,15. Coleção Patrística, pág.  18)


“O mesmo Santo Ambrósio, no comentário sobre o profeta Isaías, ao falar de Cristo, diz: “Por isso, como homem, foi provado em tudo e à semelhança dos homens tudo sofreu; mas como nascido do Espírito foi isento do pecado (Hb 4,15). Todo homem é mentiroso (Sl 116,11) e ninguém está livre do pecado, a não ser o único Deus. Portanto, ficou estabelecido que a ninguém, nascido de homem e de mulher pela relação carnal, lhe pareça estar isento de pecado. Quem está livre de pecado, está livre também da corrupção”. Diz também no comentário ao evangelho de Lucas: “Nenhuma cópula humana desvendou os segredos do útero virginal, mas um sêmen imaculado foi depositado pelo Espírito Santo no útero inviolável. O Senhor Jesus, o absolutamente santo entre os nascidos de mulher, é o único que, pela novidade do parto imaculado, não conheceu o contágio da corrupção terrena e o rechaçou com sua celestial majestade” (Liv. II, n. 56 ad cap. 2).” (Citado por santo Agostinho em A graça e o pecado, Livro segundo, capítulo 41, § 47, pág. 189 da coleção patrística)


Santo Agostinho (354 - 430):

[Doutor da Igreja]

“(...) Assim, portanto, o Senhor se fez pecado, porque foi feito no meio do pecado pois assumiu a carne da mesma massa que merecera a morte, por causa do pecado. Resumindo: Maria, filha de Adão, morreu por causa do pecado, Adão morreu por causa do pecado, e a carne do Senhor, provinda de Maria, morreu para apagar os pecados. (…)” (Comentários ao Salmo 34, § 3, pág. 285)

“É, portanto, um fato observado e estabelecido, que nenhum homem nascido de homem e mulher, isto é, por meio de união corporal, pode ser livre do pecado. Todo aquele que, de fato, está livre do pecado, é também livre de uma concepção e nascimento deste tipo. (...)” (Sobre a graça de Cristo e sobre o pecado original, capítulo 47)

Nenhum comentário:

Postar um comentário