Arquivo do blog

patrística e virgindade perpétua

Santo Irineu (130 - 202):

“Único e idêntico é, pois, o Espírito de Deus que nos profetas anunciou as características da vinda do Senhor e que nos anciãos traduziu bem as coisas profetizadas. Foi ainda ele que, pelos apóstolos, anunciou ter chegado a plenitude dos tempos da adoção filial, que o Reino dos céus estava próximo e que se encontrava dentro dos homens que criam no Emanuel nascido da Virgem. Assim eles testemunharam que antes que José se juntasse à Maria, enquanto era virgem, achou-se grávida pelo Espírito Santo (…)”

(Contra as Heresias, 3: 21,4)


“Como pela desobediência de um só homem o pecado entrou no mundo e pelo pecado a morte, assim pela obediência de um só homem foi introduzida a justiça que traz como fruto a vida ao homem morto. E como a substância de Adão, o primeiro homem plasmado, foi tirada da terra simples e ainda virgem — “Deus ainda não fizera chover e o homem ainda não a trabalhara” — e foi modelado pela mão de Deus, isto é, pelo Verbo de Deus — com efeito, “todas as coisas foram feitas por ele”, e o “Senhor tomou do lodo da terra e modelou o homem” —, assim o Verbo que recapitula em si Adão, recebeu de Maria, ainda virgem, a geração da recapitulação de Adão.”

(Contra as Heresias, 3: 21,10)


São Clemente de Alexandria (150 - 215):

"Há somente uma mãe que é virgem, e é a Igreja, a qual eu amo ao ponto de honrá-la com o doce nome de mãe." (O Pedagogo, Livro 1, capítulo 6).


Eusébio de Cesareia (265 - 339):

"Naquele tempo também Tiago, o chamado irmão do Senhor - porque também ele era chamado filho de José; pois bem, o pai de Cristo era José, já que estava casado com a Virgem quando, antes que convivessem descobriu-se que havia concebido do Espírito Santo, como ensina a Sagrada Escritura dos evangelhos."

(História Eclesiástica, Livro 2: 1,2)


* seria Tiago filho de um primeiro casamento de José? É uma versão com certeza muito mais aceitável do que a desculpa de ser primo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário