São Clemente de Roma (35 - 100):
"Irmãos, o Senhor do universo não tem necessidade de nada. Ele não pede nada a ninguém, a não ser que se confesse a ele. Com efeito, assim diz o eleito Davi: 'Confessarei ao Senhor, e isso lhe agradará mais do que um bezerro, ao qual crescem chifres e cascos. Que os pobres vejam isso e se alegrem'. E continua: 'Oferece a Deus um sacrifício de louvor e cumpre os teus votos ao Altíssimo. Depois, invoca-me no dia de tua tribulação; eu te libertarei, e tu me glorificarás'. Sacrifício agradável a Deus é o espírito contrito'." (1 Carta aos coríntios, 52). Coleção Patrística, pág. 40).
* são Clemente de Roma, citando o Salmo 69.31-34, diz aqui que Deus não exige de nós que busquemos a intercessão dos santos ou dos anjos ou que algo mais nos seja necessário, senão apenas que busquemos a Ele e recorramos a Ele. Para alcançarmos o favor de Deus e seu perdão a única coisa necessária é que oremos a Ele.
Santo Irineu (130 - 202):
“E não é com a invocação dos anjos que ela [a Igreja] faz estas coisas [exorcismos, profetismo, curas, milagres etc.], nem com encantamentos ou outras práticas torpes, e sim de maneira lícita e clara, elevando preces a Deus, que fez todas as coisas; invocando o nome de nosso Senhor Jesus Cristo faz prodígios para o bem dos homens e não para os enganar. Se, portanto, o nome de nosso Senhor Jesus Cristo ainda agora é benéfico e cura com toda certeza e verdade todos os que, não importa em que lugar, crêem nele — o que não acontece no nome de Simão, nem de Menandro, nem de Carpócrates, nem de outro qualquer —, é claro que, tendo-se feito homem e vivido com a obra da sua criação, fez verdadeiramente tudo pelo poder de Deus, conforme a vontade do Pai de todas as coisas, da maneira que os profetas anunciaram. Quais são estas profecias o diremos na exposição das provas tiradas dos profetas.” (Contra as Heresias, Livro 2: 32,5. Coleção Patrística, págs. 136/137)
Tertuliano (160 - 240):
"Paraíso, o lugar da bem-aventurança celestial designado para receber os espíritos dos santos, cortados do conhecimento deste mundo." (Apologia, 47)
Pois oferecemos oração pela segurança de nossos príncipes ao eterno, ao verdadeiro e vivo Deus, cujo favor, além de todos os outros, eles devem desejar (...) Sem cessar, para todos os nossos imperadores oferecemos oração. Oramos por vida prolongada, por segurança para o império, para proteção à casa imperial, para os exércitos valentes, por um senado fiel, um povo virtuoso, o mundo em paz, seja o que for, como homem ou César, um imperador desejaria. Estas coisas que eu não posso pedir a ninguém, exceto ao Deus de quem eu sei, eu devo obter dele, tanto porque somente Ele os concede e porque eu reivindico a Ele por sua dádiva, como sendo seu servo, rendendo homenagem a Ele somente, perseguido por sua doutrina, oferecendo a Ele, segundo Sua própria exigência, aquele sacrifício caro e nobre de oração enviado de um corpo casto, uma alma sem mancha, um espírito santificado. (Apologia, cap. 30)
Orígenes (185 - 253):
“Pois invocar os anjos sem ter recebido a seu respeito uma ciência que ultrapassa o homem não é razoável. Mas suponhamos, por hipótese, que tenhamos recebido esta ciência maravilhosa e misteriosa: esta ciência em si mesma leva ao conhecimento da natureza dos anjos e dos ofícios confiados a cada um deles e não permitirá que ousemos orar a qualquer pessoa a não ser ao próprio Deus supremo, que a tudo pode satisfazer perfeitamente, por meio de nosso salvador, o Filho de Deus, que é logos, sabedoria, verdade e tudo o que dele afirmam as escrituras dos profetas de Deus e dos apóstolos de Jesus.” (Contra Celso, livro 5, 5)
“Sem dúvida, não desacreditamos estas imensas criaturas de Deus, nem dizemos com Anaxágoras que o sol, a lua e as estrelas são apenas “massas inflamadas”, se professamos nossa doutrina sobre o sol, a lua e as estrelas. É apenas compreender a divindade de Deus que tudo ultrapassa com indizível superioridade, e a do Filho de Deus único que ultrapassa tudo mais. E quando estamos persuadidos de que o sol, a lua e as estrelas oram ao Deus supremo por meio de seu Filho único, julgamos que não devemos orar aos seres que oram: eles mesmos preferem nos remeter ao Deus a quem eles oram, e não nos abaixar até eles ou partilhar de nosso poder de oração entre Deus e eles mesmos.” (Contra Celso, livro 5, 11)
Novaciano (200 - 258):
"Se Cristo é apenas homem, como Ele está presente onde quer que seja chamado, quando não é a natureza do homem, mas de Deus poder estar presente em todos os lugares? Se Cristo é apenas um homem, por que um homem é invocado em orações como mediador, quando a invocação de um homem para conceder salvação é condenada como ineficaz?" (Tratado sobre a Trindade, Cap. 14)
São Cipriano de Cartago (? - 258):
"Entre outros salutares ensinamentos e preceitos com que o Senhor encaminhou o seu povo para a salvação, deu-nos também a forma de orar; aconselhou e ensinou Ele próprio o que devemos rogar. Aquele que nos fez viver ensinou-nos também a orar e, com essa mesma benignidade, dignou-se dar-nos e conferir-nos outros bens, para que, dirigindo-nos ao Pai com a súplica e oração ensinada pelo Filho, mais facilmente sejamos ouvidos. Já anunciara que viria a hora em que os verdadeiros adoradores adorariam em espírito e verdade, e cumpriu o que antes prometera. Assim, os que recebemos pela sua santificação o Espírito e a Verdade, oremos também, a partir do que nos legou, em espírito e verdade. E que oração poderá ser mais espiritual que esta, que nos foi dada pelo Cristo, por quem o Espírito Santo nos foi enviado? Que prece poderá ser mais verdadeira diante do Pai que esta, recebida da boca do Filho, que é a própria Verdade? Portanto, orar de maneira diversa da que nos ensinou não é somente ignorância, mas culpa, pois ele mesmo preceituou, dizendo: “Desprezais o mandamento de Deus, para estabelecer a vossa tradição” (Tratado IV - A Oração do Senhor, 2)
"Além disso, quando estamos orando, amados irmãos, devemos estar vigilantes e fervorosos com todo o nosso coração, atentos às nossas orações. Que todos os pensamentos carnais e mundanos passem, nem que a alma naquele momento pense em nada além do objeto de sua oração. Por esta razão também o sacerdote, por meio de prefácio antes de sua oração, prepara as mentes dos irmãos dizendo: Elevem seus corações, para que assim, diante da resposta do povo, nós os elevamos ao Senhor, ele possa ser lembrado de que ele próprio não deve pensar em nada além do Senhor. Que o peito seja fechado contra o adversário e aberto somente a Deus; nem que ele permita que o inimigo de Deus se aproxime dele no momento da oração. Pois frequentemente ele nos rouba, e penetra dentro, e por engano astuto afasta nossas orações de Deus, para que tenhamos uma coisa em nosso coração e outra em nossa voz, quando não o som da voz, mas a alma e a mente, deveriam estar orando ao Senhor com uma intenção simples. Mas que descuido é, ser distraído e levado por pensamentos tolos e profanos quando você está orando ao Senhor, como se houvesse algo em que você deveria estar pensando em vez de estar falando com Deus! (...)" (Tratado IV - A Oração do Senhor, 31)
Lactâncio (240 - 320):
"É evidente que aqueles que fazem orações aos mortos, ou veneram a terra, ou oferecem suas almas aos espíritos imundos, não agem como se tornando homens, eles vão sofrer punição por sua impiedade e culpa, que, rebelando-se contra Deus, o Pai da raça humana, se comprometeram com ritos inexpiáveis, e violaram toda a lei sagrada." (As Institutas Divinas 2:18)
Santo Atanásio (295 - 373):
[Doutor da Igreja]
"32. Donde se deu que, quando a carne sofreu, o Verbo não era externo a ela; e, portanto, a paixão é dita ser Sua: e quando Ele fez divinamente as obras de Seu Pai, a carne não era externa a Ele, mas no próprio corpo o Senhor as fez. Por isso, quando feito homem, Ele disse: 'Se eu não faço as obras do Pai, não Me acrediteis; mas se as faço, embora não Me acrediteis, acreditai nas obras, para que saibais que o Pai está em Mim e Eu Nele.' E assim, quando houve necessidade de ressuscitar a mãe da esposa de Pedro, que estava doente de febre, Ele estendeu Sua mão humanamente, mas Ele parou a doença divinamente. E no caso do homem cego de nascença, humana era a saliva que Ele expeliu da carne, mas divinamente Ele abriu os olhos através do barro. E no caso de Lázaro, Ele deu voz humana como homem; mas divinamente, como Deus , Ele ressuscitou Lázaro dos mortos. Essas coisas foram assim feitas, foram assim manifestadas, porque Ele tinha um corpo, não em aparência, mas em verdade; e tornou_se o Senhor, ao vestir carne humana, vesti-la inteiramente com as afeições próprias a ela; que, como dizemos que o corpo era Seu, assim também podemos dizer que as afeições do corpo eram próprias somente a Ele, embora não O tocassem de acordo com Sua Divindade. Se então o corpo tivesse sido de outro, a ele também teriam sido atribuídas as afeições; mas se a carne é do Verbo (pois "o Verbo se fez carne"), necessariamente então as afeições também da carne são atribuídas a Ele, de quem a carne é. E a quem as afeições são atribuídas, tais como ser condenado, ser açoitado, ter sede, e a cruz, e a morte, e as outras enfermidades do corpo, dEle também é o triunfo e a graça. Por esta causa então, consistentemente e apropriadamente tais afeições são atribuídas não a outro, mas ao Senhor; para que a graça também venha dEle, e que nos tornemos, não adoradores de nenhum outro, mas verdadeiramente devotos a Deus, porque não invocamos nada originário, nenhum homem comum, mas o Filho natural e verdadeiro de Deus, que se fez homem, mas não deixa de ser Senhor, Deus e Salvador." (Contra os arianos, Discurso 3, capítulo 26:32)
São João Crisóstomo (347 - 407):
[Doutor da Igreja]
"E agora, pois, tendes tristeza, mas eu vos verei outra vez, e vossa tristeza se transformará em alegria." Então, para mostrar que Ele não morrerá mais, Ele diz: "E ninguém o tira de você. E naquele dia não me pedireis nada.
Ele não prova nada mais por estas palavras, mas que Ele é de Deus. "Pois, por tempo vireis conhecer todas as coisas." Mas o que é: "Não me" perguntarás? "Você não precisará de nenhum intercessor, mas é suficiente que você invoque o Meu Nome, e assim ganhe todas as coisas.
Em verdade, em verdade vos digo: Tudo o que pedireis a meu Pai em Meu Nome.
Ele mostra o poder de Seu Nome, se pelo menos não sendo visto nem chamado, mas apenas chamado, Ele até nos faz aprovado pelo Pai. Mas onde isso aconteceu? Onde dizem: "Senhor, eis que as ameaças lhes concedem, e concedem aos teus servos que com ousadia possam dizer as tuas palavras" Atos 4:29-31, "e fazer milagres em teu nome." "E o lugar estava abalado onde eles estavam."
(Homilia 79 sobre o Evangelho de João)
* Parece que são João Cristóstomo cedeu à prática corriqueira em seu tempo (pós Nicéia) e em outras obras aceitou a oração aos santos, mas a negativa anterior prova que essa crença é posterior e não veio dos apóstolos por Tradição.
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