Santo Inácio de Antioquia (35 - 107):
“Inácio, também chamado Teóforo, a Policarpo, bispo da Igreja de Esmirna, ou melhor, que tem por Bispo Deus Pai e o Senhor Jesus Cristo, as melhores saudações.”
(carta a Policarpo, saudação)
“Lembrai-vos nas vossas orações a Igreja na Síria, que agora tem Deus pelo seu pastor, em vez de mim. Somente Jesus Cristo o supervisionará”
(carta aos romanos, 9)
São Cipriano de Cartago (? - 258):
"3. Nem devemos prescrever isso por costume, mas superar o costume oposto pela razão. Pois nem Pedro, a quem o Senhor primeiro escolheu e sobre quem Ele edificou Sua Igreja, quando Paulo discutiu com ele posteriormente sobre a circuncisão , reivindicou algo para si mesmo insolentemente, nem assumiu arrogantemente nada; de modo a dizer que ele detinha a primazia e que deveria ser obedecido pelos noviços e pelos que chegaram recentemente. Nem ele desprezou Paulo por ter sido anteriormente um perseguidor da Igreja , mas admitiu o conselho da verdade e facilmente cedeu à razão legítima que Paulo afirmou, fornecendo assim uma ilustração para nós tanto de concórdia quanto de paciência, para que não amemos obstinadamente nossas próprias opiniões, mas antes adotemos como nossas aquelas que, em qualquer momento, sejam útil e salutarmente sugeridas por nossos irmãos e colegas, se forem verdadeiras e legítimas. (...)" (Carta 70, 3)
Nenhum comentário:
Postar um comentário